No âmbito da dinamização do programa Erasmus+ intitulado “Os Jovens e os Valores da Europa”, um grupo de 30 alunos da Escola Profissional de Gaia, deslocou-se a Barcelona.
Esta iniciativa, inserida no âmbito da concretização da Componente de Formação em Contexto de Trabalho, prevê a permanência dos alunos nesta cidade espanhola entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro de 2023, os quais serão devidamente acompanhados por professores da Escola.
O programa Erasmus+ visa transformar a mobilidade para fins de aprendizagem numa realidade para os alunos. O conhecimento de novas culturas e as competências linguísticas desenvolvidas noutro país podem auxiliar a encontrar emprego mais facilmente após o término do Ensino Secundário. Por esse motivo, o programa promove o reconhecimento dos resultados de aprendizagem dos alunos em períodos de mobilidade no estrangeiro.
Na Escola Profissional de Gaia, o objetivo principal do programa Erasmus+ visa promover o intercâmbio de curta duração destinado essencialmente a alunos dos diversos cursos profissionais relacionados com as áreas de educação e formação de tecnologias e engenharias, saúde, hotelaria, restauração e turismo, informática e multimédia, gestão e administração, facultando-lhes estágios curriculares em contexto empresarial por um período aproximado de quatro semanas.
As atividades planeadas visam dar a oportunidade aos jovens de contactar com a formação em contexto real de trabalho, numa nova realidade, num país pertencente à União Europeia, realidade essa que lhes proporcionará certamente novos métodos e metodologias de trabalho, de organização, de rigor, de disciplina laboral, de capacidade de adaptação e de resolução de problemas.
As atividades mencionadas facultar-lhes-ão um leque alargado de ferramentas, que em muito contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal, profissional, social e cultural. Para muitos destes alunos, esta iniciativa proporcionará diversos contactos com pessoas e instituições, que poderão ser uma mais valia futura, nomeadamente a nível linguístico, possibilitando, desta forma, oportunidades educativas e/ou laborais futuras, num mercado de trabalho europeu cada vez mais globalizado.
O Programa Erasmus+ enriquece vidas e abre novos horizontes.