O Curso Profissional de Operações Turísticas tem como objetivo dotar os/as jovens profissionais de competências técnicas para conceber, organizar, promover e vender produtos e/ou serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos.
O/A Técnico/a de Operações Turísticas é o/a profissional qualificado/a polivalente com competências para conceber, organizar, promover e vender serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos, a comercialização de produtos e/ ou serviços através de canais convencionais e online, garantindo a satisfação dos/as clientes.
– Agências de viagem e de turismo;
– Entidades regionais de turismo/ Câmaras Municipais;
– Receção de empreendimentos turísticos e de unidades de alojamento local;
– Postos de informação turística;
– Museus e equipamentos culturais;
– Aeroportos e equipamentos de transportes;
– Empresas de organização e gestão de eventos;
– Empresas de animação turística;
– Parques e feiras.
– Agências de viagem e de turismo;
– Entidades regionais de turismo/ Câmaras Municipais;
– Postos de informação turística;
– Parques e feiras;
– Museus e equipamentos culturais;
– Aeroportos e equipamentos de transportes;
– Empresas de animação turística;
– Empresas de organização e gestão de eventos;
– Receção de empreendimentos turísticos e de unidades de alojamento local.
_
Aplicar métodos e técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação turística de caráter geral, histórico e cultural;
_
Definir métodos e procedimentos adequados às operações de reservas de produtos e serviços turísticos;
_
Organizar informação e documentação técnica, com vista à elaboração de programas e itinerários turísticos;
_
Aplicar técnicas de comunicação, atendimento e receção de clientes, assim como técnicas de venda e de negociação de produtos e serviços turísticos;
_
Efetuar procedimentos adequados à emissão de bilhetes, vouchers e outra documentação relevante para os serviços a prestar aos/às clientes;
_
Identificar motivações e interesses dos/as clientes;
_
Conhecer direitos e deveres, quer da organização quer dos clientes, no que respeita ao serviço turístico adquirido;
_
Utilizar métodos e técnicas de planeamento, organização, promoção e controlo de eventos especiais;
_
Organizar o arquivo das empresa nas quais exercem a sua atividade.
_
Aplicar métodos e técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação turística de caráter geral, histórico e cultural;
_
Definir métodos e procedimentos adequados às operações de reservas de produtos e serviços turísticos;
_
Organizar informação e documentação técnica, com vista à elaboração de programas e itinerários turísticos;
_
Aplicar técnicas de comunicação, atendimento e receção de clientes, assim como técnicas de venda e de negociação de produtos e serviços turísticos;
_
Efetuar procedimentos adequados à emissão de bilhetes, vouchers e outra documentação relevante para os serviços a prestar aos/às clientes;
_
Identificar motivações e interesses dos/as clientes;
_
Conhecer direitos e deveres, quer da organização quer dos clientes, no que respeita ao serviço turístico adquirido;
_
Utilizar métodos e técnicas de planeamento, organização, promoção e controlo de eventos especiais;
_
Organizar o arquivo das empresa nas quais exercem a sua atividade.
SOCIOCULTURAL
Português
Língua Estrangeira I ou II
Área de Integração
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Física
CIENTÍFICA
História da Cultura e das Artes
Matemática
TECNOLÓGICA
Organização Geral do Setor do Turismo
Comunicação e Promoção em Turismo
Gestão em Operações Turísticas
SOCIOCULTURAL
Português
Língua Estrangeira I ou II
Área de Integração
Educação Física
CIENTÍFICA
História da Cultura e das Artes
Geografia
TECNOLÓGICA
Organização Geral do Setor do Turismo
Comunicação e Promoção em Turismo
Gestão em Operações Turísticas
SOCIOCULTURAL
Português
CIENTÍFICA
História da Cultura e das Artes
Geografia
TECNOLÓGICA
Organização Geral no Setor do Turismo
Comunicação e Promoção em Turismo
Gestão em Operações Turísticas
a) A Formação em Contexto de Trabalho é realizada no 12º ano em parceria com empresas/entidades inerentes à Área de Educação e Formação, decorrendo em ambiente real de trabalho.
SOCIOCULTURAL | CIENTÍFICA | TECNOLÓGICA |
Português | História da Cultura e das Artes | Organização Geral do Setor do Turismo |
Língua Estrangeira I ou II | Matemática | Comunicação e Promoção em Turismo |
Área de Integração | Gestão em Operações Turísticas | |
Tecnologias da Informação e Comunicação | ||
Educação Física | ||
SOCIOCULTURAL | CIENTÍFICA | TECNOLÓGICA |
Português | História da Cultura e das Artes | Organização Geral no Setor do Turismo |
Língua Estrangeira I ou II | Geografia | Comunicação e Promoção em Turismo |
Área de Integração | Gestão em Operações Turísticas | |
Educação Física | ||
SOCIOCULTURAL | CIENTÍFICA | TECNOLÓGICA |
Português | História da Cultura e das Artes | Organização Geral do Setor do Turismo |
Comunicação e Promoção em Turismo | ||
Gestão em Operações Turísticas | ||
a) A Formação em Contexto de Trabalho é realizada no 12º ano em parceria com empresas/entidades inerentes à Área Educação e Formação, decorrendo em ambiente real de trabalho. |