O Curso Profissional de Operações Turísticas tem como objetivo dotar os/as jovens profissionais de competências técnicas para conceber, organizar, promover e vender produtos e/ou serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos. 

 

O/A Técnico/a de Operações Turísticas é o/a profissional qualificado/a polivalente com competências para conceber, organizar, promover e vender serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos, a comercialização de produtos e/ ou serviços através de canais convencionais e online, garantindo a satisfação dos/as clientes. 

Saídas Profissionais

– Agências de viagem e de turismo; 

– Entidades regionais de turismo/ Câmaras Municipais;

– Receção de empreendimentos turísticos e de unidades de alojamento local;

– Postos de informação turística;

– Museus e equipamentos culturais;

– Aeroportos e equipamentos de transportes;

– Empresas de organização e gestão de eventos;

– Empresas de animação turística;

– Parques e feiras.

– Agências de viagem e de turismo; 

– Entidades regionais de turismo/ Câmaras Municipais; 

– Postos de informação turística; 

– Parques e feiras; 

– Museus e equipamentos culturais; 

– Aeroportos e equipamentos de transportes;

– Empresas de animação turística; 

– Empresas de organização e gestão de eventos; 

– Receção de empreendimentos turísticos e de unidades de alojamento local.

Competências e Principais Atividades Profissionais

_

Aplicar métodos e técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação turística de caráter geral, histórico e cultural;

_

Definir métodos e procedimentos adequados às operações de reservas de produtos e serviços turísticos;

_

Organizar informação e documentação técnica, com vista à elaboração de programas e itinerários turísticos;

_

Aplicar técnicas de comunicação, atendimento e receção de clientes, assim como técnicas de venda e de negociação de produtos e serviços turísticos;

_

Efetuar procedimentos adequados à emissão de bilhetes, vouchers e outra documentação relevante para os serviços a prestar aos/às clientes;

_

Identificar motivações e interesses dos/as clientes;

_

Conhecer direitos e deveres, quer da organização quer dos clientes, no que respeita ao serviço turístico adquirido;

_

Utilizar métodos e técnicas de planeamento, organização, promoção e controlo de eventos especiais;

_

Organizar o arquivo das empresa nas quais exercem a sua atividade.

_

Aplicar métodos e técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação turística de caráter geral, histórico e cultural;

_

Definir métodos e procedimentos adequados às operações de reservas de produtos e serviços turísticos;

_

Organizar informação e documentação técnica, com vista à elaboração de programas e itinerários turísticos;

_

Aplicar técnicas de comunicação, atendimento e receção de clientes, assim como técnicas de venda e de negociação de produtos e serviços turísticos;

_

Efetuar procedimentos adequados à emissão de bilhetes, vouchers e outra documentação relevante para os serviços a prestar aos/às clientes;

_

Identificar motivações e interesses dos/as clientes;

_

Conhecer direitos e deveres, quer da organização quer dos clientes, no que respeita ao serviço turístico adquirido;

_

Utilizar métodos e técnicas de planeamento, organização, promoção e controlo de eventos especiais;

_

Organizar o arquivo das empresa nas quais exercem a sua atividade.

Plano de Estudos

SOCIOCULTURAL

Português

Língua Estrangeira I ou II

Área de Integração

Tecnologias da Informação e Comunicação

Educação Física

 

CIENTÍFICA

História da Cultura e das Artes

Matemática

 

TECNOLÓGICA

Organização Geral do Setor do Turismo

Comunicação e Promoção em Turismo

Gestão em Operações Turísticas

SOCIOCULTURAL

Português

Língua Estrangeira I ou II

Área de Integração

Educação Física

 

CIENTÍFICA

História da Cultura e das Artes

Geografia

 

TECNOLÓGICA

Organização Geral do Setor do Turismo

Comunicação e Promoção em Turismo

Gestão em Operações Turísticas

SOCIOCULTURAL

Português

 

CIENTÍFICA

História da Cultura e das Artes

Geografia

 

TECNOLÓGICA

Organização Geral no Setor do Turismo

Comunicação e Promoção em Turismo

Gestão em Operações Turísticas

 

a) A Formação em Contexto de Trabalho é realizada no 12º ano em parceria com empresas/entidades inerentes à Área de Educação e Formação, decorrendo em ambiente real de trabalho.

SOCIOCULTURAL CIENTÍFICA TECNOLÓGICA
Português História da Cultura e das Artes Organização Geral do Setor do Turismo
Língua Estrangeira I ou II Matemática Comunicação e Promoção em Turismo
Área de Integração Gestão em Operações Turísticas
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Física
SOCIOCULTURAL CIENTÍFICA TECNOLÓGICA
Português História da Cultura e das Artes Organização Geral no Setor do Turismo
Língua Estrangeira I ou II Geografia Comunicação e Promoção em Turismo
Área de Integração Gestão em Operações Turísticas
Educação Física
SOCIOCULTURAL CIENTÍFICA TECNOLÓGICA
Português História da Cultura e das Artes Organização Geral do Setor do Turismo
Comunicação e Promoção em Turismo
Gestão em Operações Turísticas
a) A Formação em Contexto de Trabalho é realizada no 12º ano em parceria com empresas/entidades inerentes à Área Educação e Formação, decorrendo em ambiente real de trabalho.
*Informação meramente ilustrativa.

Galeria

Pessoas