O Curso Profissional de Operações Turísticas tem como objetivo dotar os jovens profissionais de competências técnicas para conceber, organizar, promover e vender produtos e/ou serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos. 

 

O/A Técnico/a de Operações Turísticas é o/a profissional qualificado/a polivalente com competências para conceber, organizar, promover e vender serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos, a comercialização de produtos e/ ou serviços através de canais convencionais e online, garantindo a satisfação dos clientes. 

 

DISCIPLINAS 10º 11º 12º
SOCIOCULTURAL
Português 2 3 3
Língua Estrangeira I ou II 3 2 -
Área de Integração 2 2 -
Tecnologias da Informação e Comunicação 2 - -
Educação Física 1 1 -
CIENTÍFICA
História da Cultura e das Artes 2 2 3
Geografica - 2 3
Matemática 1 - -
TECNOLÓGICA
Organização Geral do Setor do Turismo 2 1 2
Comunicação e Promoção em Turismo 3 4 6
Gestão em Operações Turísticas 2 3 2
Formação em Contexto de Trabalho (a
TOTAL 20 20 19

a) A Formação em Contexto de Trabalho é realizada no 12º ano em parceria com empresas / entidades ligadas à Área de Formação, decorrendo em ambiente real de trabalho.

- Aplicar métodos e técnicas de pesquisa, recolha e trata-mento de informação turística de caráter geral, histórico e cultural;

- Organizar informação e documentação técnica, com vista à elaboração de programas e itinerários turísticos;

- Identificar motivações e interesses dos clientes;

- Aplicar técnicas de comunicação, atendimento e receção de clientes, assim como técnicas de venda e de negociação de produtos e serviços turísticos;

- Definir métodos e procedimentos adequados às operações de reservas de produtos e serviços turísticos;

- Efetuar procedimentos adequados à emissão de bilhetes, vouchers e outra documentação relevante para os serviços a prestar aos clientes;

- Conhecer direitos e deveres, quer da organização quer dos clientes, no que respeita ao serviço turístico adquirido;

- Utilizar métodos e técnicas de planeamento, organização, pro-moção e controlo de eventos especiais;

- Organizar o arquivo das empresa nas quais exercem a sua atividade. 

- Agências de viagem e de turismo; 

- Entidades regionais de turismo/ Câmaras Municipais; 

- Postos de informação turística; 

- Parques e feiras; 

- Museus e equipamentos culturais; 

- Aeroportos e equipamentos de transportes;

- Empresas de animação turística; 

- Empresas de organização e gestão de eventos; 

- Receção de empreendimentos turísticos e de unidades de alojamento local.

O Curso Profissional de Operações Turísticas tem como objetivo dotar os jovens profissionais de competências técnicas para conceber, organizar, promover e vender produtos e/ou serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos. 

 

O/A Técnico/a de Operações Turísticas é o/a profissional qualificado/a polivalente com competências para conceber, organizar, promover e vender serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos, a comercialização de produtos e/ ou serviços através de canais convencionais e online, garantindo a satisfação dos clientes.

 

DISCIPLINAS 10º 11º 12º
SOCIOCULTURAL
Português 2 3 3
Língua Estrangeira I ou II 3 2 -
Área de Integração 2 2 -
Tecnologias da Informação e Comunicação 2 - -
Educação Física 1 1 -
CIENTÍFICA
História da Cultura e das Artes 2 2 3
Geografica - 2 3
Matemática 1 - -
TECNOLÓGICA
Organização Geral do Setor do Turismo 2 1 2
Comunicação e Promoção em Turismo 3 4 6
Gestão em Operações Turísticas 2 3 2
Formação em Contexto de Trabalho (a
TOTAL 20 20 19

a) A Formação em Contexto de Trabalho é realizada no 12º ano em parceria com empresas / entidades ligadas à Área de Formação, decorrendo em ambiente real de trabalho.

- Aplicar métodos e técnicas de pesquisa, recolha e trata-mento de informação turística de caráter geral, histórico e cultural;

- Organizar informação e documentação técnica, com vista à elaboração de programas e itinerários turísticos;

- Identificar motivações e interesses dos clientes;

- Aplicar técnicas de comunicação, atendimento e receção de clientes, assim como técnicas de venda e de negociação de produtos e serviços turísticos;

- Definir métodos e procedimentos adequados às operações de reservas de produtos e serviços turísticos;

- Efetuar procedimentos adequados à emissão de bilhetes, vouchers e outra documentação relevante para os serviços a prestar aos clientes;

- Conhecer direitos e deveres, quer da organização quer dos clientes, no que respeita ao serviço turístico adquirido;

- Utilizar métodos e técnicas de planeamento, organização, pro-moção e controlo de eventos especiais;

- Organizar o arquivo das empresa nas quais exercem a sua atividade. 

- Agências de viagem e de turismo; 

Entidades regionais de turismo/ Câmaras Municipais; 

- Postos de informação turística; 

- Parques e feiras; 

- Museus e equipamentos culturais; 

- Aeroportos e equipamentos de transportes;

- Empresas de animação turística; 

- Empresas de organização e gestão de eventos; 

- Receção de empreendimentos turísticos e de unidades de alojamento local.