O Curso Profissional de Design de Comunicação Gráfica tem como objetivo preparar jovens profissionais com competências técnicas na área da comunicação visual.

 

O/A Técnico/a de Design de Comunicação Gráfica é o/ a profissional qualificado/a que procura construir soluções criativas de comunicação visual, através da captação, conceção, maquetização e produção de objetos gráficos bi e tridimensionais para suportes impressos ou para ecrã, bem como preparar a arte final para a impressão ou exibição. 

 

DISCIPLINAS 10º 11º 12º
SOCIOCULTURAL
Português 2 3 3
Língua Estrangeira I ou II 3 2 -
Área de Integração 2 2 -
Tecnologias da Informação e Comunicação 2 - -
Educação Física 1 1 -
CIENTÍFICA
Geometria Descritiva 1 2 -
História e Cultura e das Artes - 2 3
Matemática 2 - -
TECNOLÓGICA
Desenho e Comunicação Visual 1 1 3
Técnicas de Multimédia 1 3 3
Design Gráfico 3 2 3
Oficina Gráfica 1 3 4
Formação em Contexto de Trabalho (a
TOTAL 20 20 19

a) A Formação em Contexto de Trabalho é realizada no 12º ano em parceria com empresas / entidades ligadas à Área de Formação, decorrendo em ambiente real de trabalho.

- Conceber e maquetizar objetos gráficos, digitais, utilizando meios eletrónicos e manuais, segundo a metodologia projetual;

- Conceber e executar arte digital e objetos gráficos bi e tridimensionais, utilizando meios informáticos e manuais;

- Processar imagens, formas (estáticas ou em movimento) e textos (escritos ou oralizados) através de processos manuais e eletrónicos para meios diversificados de comunicação;

- Compor a estrutura e composição de planos visuais (layout ), utilizando programas informáticos específicos, tendo como objetivo responder a estratégias de comunicação visual;

- Preparar os documentos para impressão, distribuição e devidos acabamentos, utilizando meios eletrónicos, mediante os objetivos da sua utilização, para diferentes media; 

- Proceder à calibração dos equipamentos, de forma a obter a qualidade pretendida na reprodução e difusão dos projetos nos diferentes media; 

- Conceber imagens institucionais; 

- Conceber desdobráveis, cartazes e embalagens; 

- Paginar jornais e revistas; 

- Preparar conteúdos para a criação de páginas para publicação online; 

- Colaborar na realização de testes e na verificação da qualidade de impressão, analisando as provas e dando sugestões sobre o apuramento de cores. 

- Departamentos de comunicação e imagem;

- Empresas de design gráfico;

- Empresas de impressão e alta resolução;

- Empresas de web design;

- Empresas de eventos;

- Laboratórios fotográficos;

- Jornais e instituições jornalísticas;

- Editoras de revistas e livros;

- Ilustração;

- Agências de publicidade;

- Ateliers de design.

 

O Curso Profissional de Design de Comunicação Gráfica tem como objetivo preparar jovens profissionais com competências técnicas na área da comunicação visual.

 

O/A Técnico/a de Design de Comunicação Gráfica é o/ a profissional qualificado/a que procura construir soluções criativas de comunicação visual, através da captação, conceção, maquetização e produção de objetos gráficos bi e tridimensionais para suportes impressos ou para ecrã, bem como preparar a arte final para a impressão ou exibição.

 

DISCIPLINAS 10º 11º 12º
SOCIOCULTURAL
Português 2 3 3
Língua Estrangeira I ou II 3 2 -
Área de Integração 2 2 -
Tecnologias da Informação e Comunicação 2 - -
Educação Física 1 1 -
CIENTÍFICA
Geometria Descritiva 1 2 -
História e Cultura e das Artes - 2 3
Matemática 2 - -
TECNOLÓGICA
Desenho e Comunicação Visual 1 1 3
Técnicas de Multimédia 1 3 3
Design Gráfico 3 2 3
Oficina Gráfica 1 3 4
Formação em Contexto de Trabalho (a
TOTAL 20 20 19

a) A Formação em Contexto de Trabalho é realizada no 12º ano em parceria com empresas / entidades ligadas à Área de Formação, decorrendo em ambiente real de trabalho.

- Conceber e maquetizar objetos gráficos, digitais, utilizando meios eletrónicos e manuais, segundo a metodologia projetual;

- Conceber e executar arte digital e objetos gráficos bi e tridimensionais, utilizando meios informáticos e manuais;

- Processar imagens, formas (estáticas ou em movimento) e textos (escritos ou oralizados) através de processos manuais e eletrónicos para meios diversificados de comunicação;

- Compor a estrutura e composição de planos visuais (layout ), utilizando programas informáticos específicos, tendo como objetivo responder a estratégias de comunicação visual;

- Preparar os documentos para impressão, distribuição e devidos acabamentos, utilizando meios eletrónicos, mediante os objetivos da sua utilização, para diferentes media; 

- Proceder à calibração dos equipamentos, de forma a obter a qualidade pretendida na reprodução e difusão dos projetos nos diferentes media; 

- Conceber imagens institucionais; 

- Conceber desdobráveis, cartazes e embalagens; 

- Paginar jornais e revistas; 

- Preparar conteúdos para a criação de páginas para publicação online; 

- Colaborar na realização de testes e na verificação da qualidade de impressão, analisando as provas e dando sugestões sobre o apuramento de cores. 

- Departamentos de comunicação e imagem;

- Empresas de design gráfico;

- Empresas de impressão e alta resolução;

- Empresas de web design;

- Empresas de eventos;

- Laboratórios fotográficos;

Jornais e instituições jornalísticas;

Editoras de revistas e livros;

Ilustração;

Agências de publicidade;

Ateliers de design.